top of page
  • Maria Pereira

Gratinado de batata doce

Às vezes tenho a sensação que podia ter nascido em bastantes sítios do mundo no que toca a gastronomia. Diria que o meu estômago é "do mundo" e não só português. Claramente, a "culpa" disso é do meu pai que desde miúda me incutiu o gosto por comida internacional e dos meus pais por me terem levado a viajar desde pequena, o que aumentou a minha curiosidade gastronómica. Este prato (ou acompanhamento) que vos trago hoje teve inspiração francesa no famoso gratin dauphinois, mas com algumas diferenças: usei batata doce em vez de batata normal, fiz um refogado com chalota e acrescentei bacon... As batatas cortei em rodelas grossas 0.5 cm (mais ou menos) e para facilitar esse trabalho e cortar em segurança usei O cortador de legumes V3 da Borner Portugal.














Sim, é possível as batatas irem ao copo da Bimby em rodelas e saírem inteiras. Atenção apenas ao tempo (batata doce vs batata normal). Se fizerem com batata normal programem 15 minutos.

Ingredientes: 600 g batata doce descascada e cortada em rodelas de 0.5cm 80 g chalota cortada em rodelas (em alternativa usar cebola) 2 dentes de alho 25 g azeite (usei Transmontanos) 150 g bacon em cubos 200 g natas culinária 100 g queijo ralado 1 c. chá de sal 1 c. chá de noz moscada Alecrim q.b. (usei Aromáticas Vivas)

Preparação: Picar o alho 3 seg/ vel 8. Baixar com a ajuda da espátula. Adicionar a cebola em rodelas, o azeite e o bacon e saltear 3 min/ 100ºC/ colher inversa/ vel 1. Adicionar as batatas em rodelas, as natas o sal e a noz moscada e programar 9 min/ 100ºC/ colher inversa/ vel colher inversa. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Transferir tudo para um pyrex colocar tomilho a gosto por cima e polvilhar com o queijo ralado e levar ao forno 15-20 min para gratinar. Servir de imediato.


Bom apetite.



372 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page