Cozinhar é um prazer e todas as ferramentas e utensílios que nos ajudem a fazer as nossas tarefas de forma mais rápida e com precisão, são na minha opinião, sempre bem-vindos. Para melhorar a qualidade do nosso tempo na cozinha vale a pena investir em alguns equipamentos que tornam o nosso trabalho muito mais fácil e agradável.
Gosto de cozinhar mas se puder fazer algumas tarefas de forma mais rápida, melhor. Uma das coisas que não dispenso na minha cozinha é um descascador de legumes. Descascamos uma cenoura, batatas, pepino, num abrir e fechar de olhos.
Eu descobri recentemente o descascador da Borner e fiquei encantada.
Descasca nos dois sentidos, e tem acoplado um ralador para a noz moscada, gengibre ou para o alho.
Permite também, graças a duas saliências laterais, efectuar pequenas decorações.
Uma das aplicações que lhe comecei a dar assim que o experimentei foi para o pepino. Consigo tirar a casca fazendo riscas com e sem casca.
Para canapés fica muito bonito. Outro utensílio que acho muito útil ter na cozinha é um cortador de legumes.
Com várias lâminas que permitem cortar em pequenos cubos cebola, pimento, tomate. Cortar em juliana, em rodelas, palitos e em cubos.
A receita que vos trago hoje foi preparada com o cortador de legumes Borner.
Uma receita cheia de vegetais que exigiu diferentes tipos de cortes.
Imaginam o tempo que passaria na cozinha se não tivesse esta preciosa ajuda?
Preparei esta receita para a Borner.
Lasanha de legumes com requeijão
Ingredientes
Ingredientes para 4 pessoas:
260 g de requeijão
2 beringelas
2 curgetes
1 cebola
3 tomates maduros
1 colher de sopa de concentrado de tomate
1 cenoura
1/2 pimento vermelho
1/2 couve chinesa (parte junto ao pé)
150 ml de azeite
100 ml de vinho branco
20 folhas de manjericão
100 g de queijo mozzarella ralado
Sal e pimenta-preta q.b.
Manteiga para untar q.b.
Acessórios:
Preparação
1. Cortar em fatias grossas as beringelas e as curgetes, usando o cortador de legumes e o chápeu de segurança. Pincelar as fatias com azeite e grelhar. Reservar. 2. Espetar a cebola no chapéu de segurança do cortador. Dar um corte no sentido do comprimento do chapéu e depois cortar em pequenos cubos com o cortador de legumes. 3. Com o descascador, tirar a pele ao tomate. Picar o tomate, seguindo o mesmo procedimento da cebola. 4. Picar o pimento vermelho, usando o ralador de tiras. 5. Colocar a cebola picada num tacho. Adicionar 50ml de azeite e levar ao lume. Deixar refogar até a cebola estar macia. 6. Juntar o tomate e o pimento. Deixar refogar um pouco. Adicionar o vinho branco e deixar cozinhar quatro minutos a cinco minutos. 7. Juntar a cenoura cortada em juliana, no ralador de tiras, e a couve em rodelas grossas usando o cortador de legumes. 8. Temperar com sal e pimenta a gosto. Antes de retirar do lume juntar as folhas de manjericão picadas. 9. Untar uma assadeira rectangular com manteiga. 10. Dispor uma camada de fatias de curgete grelhada e por cima uma de beringela. Dispor uma camada de legumes cozinhados e por cima requeijão desfeito com as mãos. Repetir a operação de modo a terminar com uma camada de beringela e por fim as fatias de curgete. 11. Polvilhar com o queijo ralado e levar do forno pré-aquecido a 200ºC durante 30 minutos ou até estar dourado.
Bom apetite!