Se quer ter uma pele bonita e luminosa e um sistema imunológico suficientemente forte para combater praticamente tudo, não se esqueça deste vegetal altamente nutritivo.
A couve é poderosa.
Os antigos curandeiros diziam que tinha o poder da lua, porque crescia ao luar. Atualmente, a ciência da nutrição acredita que este poder vem de seu alto teor de enxofre e vitamina C. Seja como for – é melhor acrescentar este poderoso alimento à sua dieta semanal.
9 Saudáveis benefícios da couve:
1. Ideal para perda de peso!
Uma chávena de couve cozida tem apenas 33 calorias, é pobre em gordura e rica em fibras. É definitivamente um carboidrato inteligente.
2. É um alimento para o cérebro!
Está cheio de vitamina K e antocianinas que ajudam a função mental e a concentração. Estes nutrientes também previnem danos nos nervos, melhorando a sua defesa contra a doença de Alzheimer e demência. A couve roxa tem a maior quantidade destes poderosos nutriente

A couve é especialmente boa para a pele alto teor de enxofre, o mineral da beleza.
3. Alto teor de enxofre, o mineral da beleza.
A couve ajuda a secar a pele oleosa e o acne. Internamente o enxofre é essencial à queratina, uma substância proteica necessária à saúde do cabelo, unhas e pele. Mais sobre beleza.
4. Ajuda a desintoxicar o organismo.
O alto teor de vitamina C e enxofre presentes na couve, eliminam toxinas (radicais livres e ácido úrico), que são as principais causas de artrite, doenças de pele, reumatismo e gota. Mais sobre detox.
5. Rica em componentes para prevenção do cancro Lupeol.
Sinigrina e sulforafane estimulam a actividade enzimática e inibem o crescimento de tumores cancerigenos. Um estudo com mulheres mostrou uma redução do cancro da mama quando os vegetais crucíferos, como a couve, passaram a fazer parte da sua alimentação. Mais alimentos para prevenir o cancro
6. Ajuda a prevenir a tensão alta.
O alto teor de potássio ajuda a alargar os vasos sanguíneos, facilitando o fluxo de sangue. Mais sobre hipertensão
7. Couve para as dores de cabeça.
Uma compressa quente feita com folhas de couve pode ajudar a aliviar a dor de cabeça. Esmague folhas de couve, envolva num pano e aplique na testa. Além disso, para dores de cabeça crónicas, beba entre 25 e 50 ml de sumo de couve crua por dia. Mais sobre enxaqueca
8. Ressacas.
Já na antiga Roma se usava a couve para curar uma ressaca de álcool.
9. Anti-inflamatório e regulador de açúcar no sangue.
Diz-se que os pigmentos vermelhos naturais da couve roxa reduzem os níveis de açúcar no sangue e aumentam a produção de insulina. Claro que não tem açúcar refinado e muito poucos açúcares simples (glicose e frutose). Tal como a beterraba, estes pigmentos vermelhos da couve roxa têm potentes propriedades anti-inflamatórias.

Couve roxa laminada e picada com a mandolina Borner.
Curiosidades sobre a couve
A couve é considerada o alimento nacional da Rússia. Os russos comem cerca de sete vezes mais couve do que a média dos norte-americanos.
Pergaminhos chineses com mais de 3 mil anos dizem que a couve branca é muito eficaz na cura da calvície masculina.
“Faz com que se sinta leve como se não tivesse comido, podendo assim beber o quanto quiser.” Disse Cato, um romano que viveu até aos 80 anos e que comia couve antes e após as refeições.
Babe Ruth, conhecido jogador de baseball, costumava usar uma folha de couve sob o chapéu durante os jogos e substituía-a por uma nova a meio de cada jogo.

História da couve
A couve é um dos mais antigos legumes que se conhecem.
A couve remonta a 4 mil anos AC na província de Shensi na China.
Por volta de 600 AC os celtas trouxeram a couve da Ásia para a Europa.
Em 1536 um navegador francês Jacques Cartier levou a couve para as Américas.
Na famosa primeira viagem do Capitão Cook, (século 17), muitos dos membros da tripulação foram salvos de gangrena, quando o médico do navio fez cataplasmas de couve para aplicar nas suas feridas.
Cuidados a ter com a couve:
Quem tem problemas de tiróide deve evitar comer grandes quantidades de couve, pois interfere com a absorção de iodo, necessário para a glândula da tiróide. Isto aplica-se a todos os vegetais crucíferos

Couve branca em lamelas muito finas com a mandolina Borner
Tipos de couve:
Há vários tipos de couve com diferentes sabores e utilidades: couve verde, couves chinesas, couve roxa, couve lombarda e couve de Bruxelas.
Características nutricionais da couve:
A couve está repleta de vitaminas, minerais e fibras. Inclui ainda fitonutrientes conhecidos para prevenir o cancro.

Todos os nossos cortadores Borner facilitam a tarefa nos cortes dos legumes,
Comer saudável com ajuda da Mandolina Borner
Bornerfit