Hoje trago uma simples tarte onde o ingrediente principal é o frango. Tinha sobras de frango assado e com mais alguns ingredientes que adicionei, preparei uma tarte que serviu para mais uma refeição para os três cá de casa.
Vou deixar-vos a receita que poderão seguir, mas muito sinceramente, faço sempre a olho e raramente repito os mesmos ingredientes, é o que tenho na altura no frigorífico.
E como sempre, a cebola foi picada com a ajuda preciosa da mandolina da Borner.
Ingredientes:
1 base de massa quebrada
cerca de 400 g de frango
1 linguiça
200 g de espinafres
1 alho francês
1 cenoura
1 lata de cogumelos ( 185 g)
1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 ovos
1 pacote de natas de culinária ( 200 ml)
Azeite, sal, pimenta e azeitonas às rodelas q.b.
Preparação:
Forre uma tarteira de fundo amovível com a base de massa quebrada e pique o fundo com um garfo.
Se for utilizar peitinhos de frango, coza-os com uma pitada de sal e depois de arrefecer, deve desfiá-los. Nesta tarte, utilizei cerca de 400g de sobras de frango assado, por isso retirei a pele e os ossos e desfiei.
Numa frigideira coloque a cebola e os alhos picados, regue com um fio generoso de azeite e deixe alourar. Junte então o frango desfiado, a linguiça cortada às rodelas, a cenoura ralada, o alho francês cortado às rodelas, os cogumelos laminados e escorridos, envolvendo tudo muito bem. Tempere com sal e pimenta a gosto (se necessário, neste caso não coloquei mais tempero pois o frango estava temperado) e deixe refogar; se for necessário acrescente mais um fio de azeite.
Numa taça bata os ovos com uma vara de arames, depois, adicione as natas e bata de novo. Adicione o preparado da frigideira, envolvendo tudo muito bem. Lave as folhas de espinafres e corte-as em juliana grossa. Depois misture no preparado.
Verta para a tarteira e espalhe por cima algumas azeitonas cortadas às rodelas.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º C, durante 30 minutos, ou até que fique cozida.
Bom Apetite!